deba

19 fevereiro 2014

Depois do ensino médio...

"No fim do ensino médio, quando a vida adulta se aproxima, para alguns fica tudo mais difícil. Vão surgindo varias perguntas e que as vezes são bem difíceis de responder".


Para os jovens, talvez a maior dificuldade seja em escolher que curso fazer na faculdade pois é essa escolha vai mudar sua vida, é o que você realmente vai ser no futuro, mas tomar essa decisão não é tão fácil assim e as respostas vão se distanciando ainda mais de você quando seus pais, amigos ou namorado tentam opinar dizendo: "Tem coisas melhores", "Isso vai dar mais dinheiro" ou "Esse curso não combina com você" e é ai que você vai ficando mais confusa. Mas, antes de tudo precisamos pensar no que realmente queremos pois será a profissão que iremos exercer por um bom tempo ou até pro resto da vida. Por isso devemos escolher aquilo que nos traz prazer porque não é só o dinheiro que importa, existem varias outras questões envolvidas. Proucure fazer testes vocacionais e de acordo com as opçoes que aparecer, pesquise, leia e veja se isso realmente parece com você e te deixa interessada lembrando sempre de não ir pela opinião alheia já que só quem sabe escolher sua propria profissão é você!

Para saber mais sobre o termino do ensino médio entrevistamos dois garotos que estudaram com a gente nesses ultimos três anos: "Como ta sendo a vida pra ti depois do ensino medio? Como você  se sente? As escolhas estao dificieis? A pressão dos pais ta sendo maior? E o curso da faculdade ja escolheu?"

Eduardo Ferreira, 17 anos.
"A vida pós ensino médio não está sendo como imagina e idealizava, pois sempre pensei que nessa altura da minha vida já estaria garantido em um bom emprego, bancando com minhas próprias despesas, essas coisas simples que acho que todos os jovens querem e pensam antes de terminar o 3º ano, bem apesar de não ter alcançado meus ideais mesmo no fim do ensino médio, sinto-me muito bem, pois aprendi muitas coisas que servirão bastante para minha vida profissional e pessoal, e com esse conhecimento que sabe possa realizar os objetivos idealizados do ensino médio. As escolhas que faço e venho fazendo mesmo antes de terminar o ensino médio sempre foram bastante complicadas, pois sempre me pergunto "se for fazer isso, não poderei fazer aquilo..." porém fazer escolhas é uma coisa natural é coisa da vida, e até hoje ainda nunca me arrependi das minhas escolhas. Falando dos pais... Bem meus pais sempre foram muito compreensíveis comigo. Mas é claro os pais sempre querem ver os filhos colocando em prática aquilo que eles aprenderam na teoria, no meu caso meus pais sempre me perguntam, quando você irá procurar um emprego, e a faculdade como vai ser... perguntas que considero "normal" dos pais. O curso superior é uma escolha que ainda estou fazendo, pois assim como muitos ainda não sei que profissão devo realmente seguir daqui pra frente".

Weslen Lemos, 18 anos.
" As vezes não me sinto bem pelo fato de não está trabalhando e ainda nao ter entrado na faculdade. As escolhas que tenho feito e as que eu tenho que fazer estão sendo muito dificeis pois agora acabou meu conto de fadas e é meu futuro que está em jogo. A pressão dos pais com certeza aumenta! E infelizmente ainda estou meio que em duvida do curso que quero fazer".

Um beijo! Liz.

6 comentários:

  1. Adorei o post de hoje. Também terminei o ensino médio. Por um lado é bom mas, quando a gente ver que tem que levar uma vida como adultos que é trabalhar, e etc, é complicado hehe... Kiss !

    http://karinemello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pensei que meio que se tornar adulta seria tão dificil hahaha

      Excluir
  2. Adorei o post, esse é meu último ano na escola e estou com medo, pois estou tão confusa pra decidir qual faculdade cursar e tudo mais, o mais complicado é que já estou com 19 anos, então tudo tem que acontecer muito rápido, é complicado
    8outubro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Um dica é você ir logo escolhendo o curso pra quando sair da escola ja ir bem rapido pra facul. Um beijo

      Excluir
  3. Faz um tempinho que terminei o médio, mas antes de terminar já estava trabalhando, então foi bem mais intenso que imaginei, só não pode ficar parado, se não desanima da vida rs.
    Bjo ;)
    http://www.nagiladomingos.com/

    ResponderExcluir